USHUAIA  na língua Yagán ushu + aia ( fundo + baía ) ou seja Baía Profunda

A região foi habitada há milhares de anos e colonizada pelos europeus.
Depois de ser devastada por  epidemias trazidas pelos colonizadores, a cidade cresceu lentamente ao longo da primeira  metade do século XX.
Foi instalado um grande presídio , que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também formou-se uma impressão sombria sobre o local.
A partir da metade do século o presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido.
Atualmente a cidade é um importante  pólo turístico  da Argentina e tornou-se famosa com o slogan "A CIDADE MAIS AUSTRAL DO MUNDO".

O Hotel em que nos hospedamos fica num local bem legal, próximo ao embarque do catamarã e no coração de USHUAIA.  HOTEL ALBATRÓS, muito bom e aconchegante.

Viajamos no mês de Março;  já estava bastante frio e chuvoso. Pegamos um catamarã e fomos passear pelo  Canal de  Beagle. O trajeto durou 6 hs ( três na ida e três na volta ).

1ª Parada  ILHA DOS PÁSSAROS  LOS CORMORANES.

O interessante é a proximidade em que a embarcação chega ; os motores são desligados e o guia pede para que todos façam  silêncio.

2ª Parada  ILHA DOS LEÕES MARINHOS

3ª Parada   FAROL  LES ECLAIREUS

Seguimos viagem até a 4ª Parada ILHA DOS PINGUINS

No dia seguinte fizemos o passeio do TREM DO FIM DO MUNDO, também chamado de " O Trem dos Presos", passeio muito interessante, permite conhecer parte da história da Terra do Fogo.
O trajeto de aproximadamente 1 h é feita na réplica do trem que transportava os presidiários ( da penitenciária de segurança máxima ) para trabalhar e  abastecer lenha à população de Ushuaia.
O trem dos presos começou a funcionar em 1.909 e seu término aconteceu em 1952. Já o trem de turismo começou a funcionar em 1.965 e o recorrido faz apenas os últimos 8 km  da rota original que era de 25Km

ESTAÇÃO DO FIM DO MUNDO

A primeira parada de aproximadamente 15 minutos , onde é possível vislumbrar a reconstrução de um assentamento Yámana ( uma das tribos indígenas que habitavam a região )

Continuando o trajeto, seguimos para dentro do PARQUE  NACIONAL DA TERRA DO FOGO, onde observamos o CEMITÉRIO DAS ÁRVORES.

Ao final desse trajeto, fomos ao ponto interessante do passeio, CARIMBO DO FIM DO MUNDO . no passaporte, que fica dentro do Parque Nacional Terra do Fogo. Isla Redonda

Saindo de Ushuaia, num vôo de aproximadamente 1h 20m, chegamos a EL CALAFATE, pequena cidade. localizada na província de Santa Cruz, na Argentina, próximo à fronteira com o Chile.
Ficamos num hotel bem bacana KAU YATUN HOTEL BOUTIQUE que mais parecia uma fazenda.

Num percurso de 64,3 km , chegamos ao GLACIAR PERITO MORENO, um lugar deslumbrante, onde algumas paredes de gelo chegam a 50 mts de altura,  as fotos falam por si,,,,,,,